The Numerati /ou: Rastros digitais

Posted: 1 de fev. de 2009 | . David Lojudice Sobrinho | tags: , , ,

Comprar no supermercado, assistir ao canal digital, navegar pela internet, enviar um e-mail, pagar uma compra com seu cartão ou criar um post no seu blog. Ações sem muita importância, certo? Afinal de contas, que importância tem aquele molho especial que você comprou pra tentar na salada nova? Infelizmente, esse molho e o padrão de escrita de seus posts e os canais de TV que você assiste coincidem com o comportamento dos 89% dos terroristas conhecidos. Você agora é vigiado e talvez passe um tempo em salas de interrogatórios tentando explicar porque comprou aquele maldito molho.

O exemplo é exagerado, eu sei, mas é apenas para mostrar que hoje em dia qualquer “ação digital” que fazemos deixa um rastro que pode ser computada e assim achar padrões para os mais diversificados propósitos.

Mostrar o que está sendo feito com esses dados e o que ainda está por vir é intenção do livro The Numerati.

Um livro leve, que não tem a pretensão de explicar a matemática, estatística e os algoritmos por trás do mundo de mineração de dados, mas sim mostrar onde e como essa ciência está sendo aplicada. Trabalho, compras, política, internet, segurança e terrorismo, saúde e relacionamento são os principais tópicos, estudados um por um, apresentam detalhes que não sabíamos antes e que só os números e a computação podem nos mostrar.

Isso acaba levantando questões sobre privacidade, legalidade e até onde o seu molho especial diz algo sobre você.

Recomendo a leitura.

0 comentários: